Posted by : Angela quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Enquanto continuo minha "quest" dos desenhos perdidos, percebi que a quantidade de arquivos físicos supera os virtuais. Embora tenha um grande fascínio por tecnologia, programas e todas as coisas relacionadas (mais por curiosidade do que por domínio delas), ainda tenho uma ligação muito forte com o modo "tradicional" de fazer desenhos e pinturas. Adoro usar ferramentas, apetrechos, esfolar a mão entalhando uma matriz de gravura, sujar a roupa com tinta, essas coisas que muitas pessoas consideram desconfortáveis hoje em dia. Não é bem romantismo nem apego as tradições, é mais por diversão ao fazer do que pelo resultado final. É como fazer comida caseira, feita a seu gosto, sem nome importado, sem receita pronta e ainda assim fica melhor que aquele prato de 80 pilas daquele restaurante hipercool. Tem muitos artistas e designers que fazem questão de colocar a "marca" nos trabalhos, tipo "usei o PS CS5, Illustrator, blá blá, tablet Wacom Cintiq valor US$ 2.000. Sinceramente adoraria ter um tablet megaboga, adoro brinquedos modernos, facilita muito mas não faria milagres com relação a desenho. Conheço gente que faz coisas sensacionais com uma caneta Bic e sulfitão, morro de inveja desses artistas. Tenho que ralar muito até chegar lá, seguindo o meu lema adaptado "80% de transpiração, 19% de diversão e 1% de inspiração".


As gravuras postadas aqui foram feitas com linóleo, uma placa emborrachada que eu peguei numa sapataria e as fotos foram tiradas com aquelas câmeras analógicas com  rolo de filme. 
Tudo bem mequetrefe, mas foi muito divertido fazê-las!








{ 11 comentários }

  1. Nossa, essas fotos com os "pacotinhos" são muito legais (só não traga o segundo pacotinho para ver o aquário aqui de casa!). E os desenhos muito bacanas, não sei o porquê mas o segundo me lembrou uma aventura de Cthulhu (acho que escrevi errado) do Thales, hehehe! Eu também aprecio muito essa arte mais tradicional, feita na base do suor, tinta, grafite, hehehe acho que ela tem um poquinho de mais valor (e talvez esteja sendo injusta), mas não só isso, acho mais bonito mesmo.

    E na minha humilde opinião acho que você não tem um caminho tão longo a traçar não Angela! Prova disso são os desenhos que estão em minha posse (to com dor na nuca até agora, hahahaha!).

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, nobre escalda!

    E concordo plenamente com lady Astreya; tua arte já é magnífica!

    ResponderExcluir
  3. Angela! que legal, adorei as fotos!! Esta sua discussão eu já vi em blog de fotografia que traçava uma linha entre fotos LINDAS com GRANDES câmeras e fotos MARAVILHOSAS com câmeras "COMUNS". Na minha opinião, não adianta, por melhor que a tecnologia seja, nada como ter a sensibilidade de uma pessoa para representar isso, né?

    gostei do seu lema "80% de transpiração, 19% de diversão e 1% de inspiração", seria ótimo para mostrar como os hobbies são para algumas pessoas (ehehehe)! Comentei sobre isso agora no meu blog e coloquei link pra cá! Pena que já publiquei antes de ler este post!

    Angela, seus desenhos são 10! =) Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com todos!
    Não importa se vc dirige um carro popular ou uma ferrari, isso é mera questão de conforto ou velocidade, o que importa é a qualidade e capacidade do piloto. E vc está pilotando de forma incrivel!

    ResponderExcluir
  5. seus desenhos são ótimos Angela.

    E um projeto contando sobre a história de londrina seria realmente maravilhoso, particularmente acho que vc devia retomá-lo, hehe.

    as pessoas podem não se importar com arte, cultura e história, mas a verdade é que elas mau sabem soletrar essas palavras aqui em londrina ainda.

    ResponderExcluir
  6. Eu particularmente adoro a segunda gravura, parece que tem uma história nela.
    E claro a segunda foto do amigo imaginário. É bom achar as coisas mais antigas para colocar aqui.
    Ai todo mundo vai descobrir (como eu sei) o quão talentosa você é :-)

    ResponderExcluir
  7. Angela, você tirou as fotos dos amigos imaginários no Comtour?? Parece a banquinha e a finada loja de peixes de lá!

    ResponderExcluir
  8. Liége, que percepção afiada, as fotos foram tiradas no comtour sim, era daquele aquário logo na entrada, faz tempo hein =)

    ResponderExcluir
  9. Hahaha, é que a gente ia muito lá, e eu adorava a loja de peixes (pena que fechou.... =(

    ResponderExcluir
  10. Adorei as gravuras, principalmente a do moinho. É uma releitura do Van Gogh?

    ResponderExcluir
  11. Olá Wagner, bem vindo ao blog!
    Quando fiz a gravura não pensei em fazer releitura, apesar de gostar muuuuito de Van Gogh, é mais uma daquelas coisas ingênuas de querer fazer algo legal, depois ver que parece com de outro artista e claro, o dele é mais legal ainda, hahaha

    ResponderExcluir

- Copyright © Ange Ilustradora - Todas as imagens do blog pertencem a autora, sendo proibido o uso indevido sem prévia autorização - Designed by Johanes Djogan -